ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Evento

Palestra sobre o futuro da mobilidade, SENAI Ipiranga

mobilidade sustentável

No sábado, dia 10/06, ocorreu um evento no SENAI Ipiranga cujo objetivo foi apresentar aos professores do SENAI, as perspectivas para o futuro da mobilidade no Brasil.

O evento contou com a presença de Edson Simizo, engenheiro da Cerruns Equipamentos Eletrônicos, Cynthia Thamires e Bruno Dias, pesquisadores da Universidade de São Paulo e Ricardo Takahira, diretor da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos).

A pesquisadora, Cynthia, realiza projetos na Electrocell, na linha de pesquisa em baterias, e representou a empresa, ministrando uma palestra sobre as células a combustível e o gerenciamento eletrônico de baterias.

As células a combustível geram energia elétrica através de reações químicas utilizando, por exemplo, o hidrogênio e o oxigênio, que produzem energia elétrica e também 0,5L de água por kWh, sem poluir o meio ambiente.

Para acumular energia a fonte mais economicamente viável, no momento, pensando em mobilidade sustentável, é a bateria. As pesquisas em baterias de Lítio avançam por possuirem uma maior densidade energética do que as de Chumbo Ácida e as de Níquel Metal Hidreto. As baterias de Lítio são mais instáveis, por isso o gerenciamento eletrônico é utilizado para garantir uma maior segurança de operação e vida útil das baterias.

O gerenciamento eletrônico de baterias deve garantir uma operação na faixa correta de tensão, temperatura e corrente, além de detectar colisão, falta de isolamento e fumaça. O gerenciamento possui uma série de sensores, atuadores e controladores que são projetados basicamente para atender as necessidades do veículo e garantir a segurança do mesmo. As baterias também necessitam de um gerenciamento térmico externo, garantindo a operação da bateria mesmo em altas e baixas temperaturas.


Os veículos elétricos e híbridos estão se tornando uma realidade no Brasil e a Electrocell possui uma visão inovadora para energias limpas e renováveis.